Newsletter P4

Qual o melhor lugar para deixar meu roteador?

Qual o melhor lugar para deixar meu roteador?

A sua internet sem fio está lenta, fraca ou sem alcance justamente na região em que você mais precisa? Nessas situações, é possível que uma mudança na posição do roteador ajude a melhorar o sinal de Wi-Fi e otimize a sua conexão.

Isso porque o local do aparelho determina a distância e a potência dos seus sinais. Mas, se você ainda não sabe qual o lugar ideal para deixar o seu roteador, continue lendo nosso artigo. Vamos ajudá-lo a escolher a melhor posição para o aparelho.

Lembrando que, se o seu roteador já está bem posicionado, provavelmente o problema está na sua internet. Nesse caso, entre em contato conosco e conheça a nossa conexão de alta velocidade por fibra óptica.

Áreas altas e centrais são as mais indicadas

Os roteadores, em geral, possuem antenas omnidirecionais, isto é, que distribuem o sinal para todas as direções, em 360º ao redor do equipamento.

Por isso, quanto mais centralizado na sua casa, apartamento ou escritório estiver o aparelho, maior será a sua área de cobertura do Wi-Fi, já que os sinais irão se espalhar de forma uniforme pelo ambiente. Por outro lado, se você colocar o roteador mais próximo de algum canto da casa, provavelmente perderá parte do sinal para a rua ou para os vizinhos.

Além disso, também se sabe que as ondas de rádio emitidas pelo roteador são irradiadas para baixo. Então, o mais indicado é colocar o equipamento em regiões mais altas, como em cima de algum móvel com altura considerável.

Outro motivo para preferir posições mais altas é porque, próximo ao chão, existem sofás, estantes, televisões, enfim, diversos objetos que podem ser um obstáculo físico para a propagação do sinal. Quanto maior o objeto, maior a dificuldade das ondas de ultrapassá-lo e pior o sinal de Wi-Fi. Por isso, também deixe o equipamento longe de paredes e vigas o máximo possível.

Evite proximidade com alguns objetos específicos

Além de evitar obstáculos físicos, também é importante manter o roteador distante de outros eletrônicos. Isso porque muitos deles usam a frequência de 2,4 GHz, a mesma utilizada pela maioria dos roteadores, o que pode gerar interferência na emissão de sinal e provocar problemas na rede Wi-Fi.

Micro-ondas, telefones analógicos sem fio, dispositivos Bluetooth e babás eletrônicas, por exemplo, são itens que costumam interferir na emissão do roteador.

Existem ainda alguns elementos específicos que podem prejudicar a performance do equipamento, como a água, que é capaz de absorver o sinal, e superfícies refletoras, que fazem com que as ondas retornem para o roteador. Dessa forma, objetos como aquários e espelhos devem estar distantes do aparelho para não atrapalhar o sinal Wi-Fi.

Evite, ainda, a exposição do roteador a temperaturas muito altas, que podem acabar gerando consequências nocivas. O ideal é manter distância de janelas ou portas que deixem o sol entrar.

Provavelmente essas dicas irão ajudar você a ter um sinal melhor de Wi-Fi na sua casa, apartamento ou escritório. Mas, caso elas não sejam suficientes, talvez seja necessário instalar um repetidor ou um extensor de sinal, aparelhos que ajudam a ampliar o alcance da internet.

Se mesmo assim o seu Wi-Fi continuar deixando a desejar, entre em contato com a nossa empresa e garanta uma conexão de qualidade e alta velocidade.

Autor:

P4 Telecom

COMPARTILHE O POST:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *