Newsletter P4

Como usar o roteador de forma segura?

Como usar o roteador de forma segura?

roteador é a principal ferramenta para o bom funcionamento da rede de Wi-Fi em uma residência ou estabelecimento comercial. Devido à sua importância, o aparelho deve estar sempre seguindo protocolos de segurança.

Usar o roteador de forma segura faz com que a navegação na internet não esteja suscetível a ataques de hackers que podem roubar dados de cartões de créditos e conta bancária, além de ter acesso a outros tipos de documento.

Como usar o roteador de forma segura?

Algumas medidas podem ser adotadas de modo a evitar que a navegação na internet fique em risco de sofrer ataques cibernéticos. A maioria pode ser feita pelo próprio usuário, sem necessitar a visita do técnico.

Entre elas estão:

– Senhas atualizadas e fortes: durante a instalação de um roteador, é recomendável que a senha padrão do aparelho seja modificada por uma indicada pelo usuário.

– O novo código de acesso deve passar longe de combinações fáceis, incluindo letras e caracteres especiais quando possível. Dessa maneira, fica mais difícil que a rede de internet sofra invasão por terceiros.

– Criptografia atualizada: os formatos de criptografia podem variar de acordo com o roteador. O mais indicado, atualmente, é que se adquira um aparelho com a versão mais recente da tecnologia, o WP2. A evolução tecnológica faz parte da segurança do produto, aparelhos com tecnologia inferior podem se tornar mais vulneráveis durante o uso.

– Rede Invisível com SSDI: a configuração em SSID permite que o Wi-Fi se transforme em uma rede invisível. Dessa maneira, a conexão não fica visível a criminosos, dificultando o trabalho de invasão.

– Gerenciamento do roteador: alguns fabricantes oferecem aplicativos de controle de acesso ao roteador, fazendo com que o usuário possa acessá-lo na tentativa de conseguir capturar possíveis invasores na rede.

– Antivírus configurado: uma das recomendações mais importantes para se usar o roteador em segurança é obter um antivírus em todos os aparelhos que utilizam a rede. Essa dica vale especialmente para aqueles usuários que costumam usar redes públicas de internet em bares, restaurantes e aeroportos.

Saiba como nosso serviço pode ajudar na segurança do seu roteador.

Quais dados são mais suscetíveis a serem roubados?

Caso o roteador esteja com a sua segurança debilitada, a entrada de um hacker pode ocasionar no roubo de documentos importantes e senhas, fazendo com que o criminoso tenha acesso à conta bancária e realize saques ou transferências.

Além disso, dependendo da vulnerabilidade da rede, o hacker pode ter o completo controle da sua conexão, impedido que o usuário tenha acesso à internet durante o roubo de informações importantes ou da intimidade contida em rede.

É possível que o dano também seja feito em redes sociais conectadas durante o ataque, ocasionando na perda de acesso ou até mesmo na exposição de dados mais pessoais.

Para que isso não ocorra, é necessário que o usuário faça a manutenção constante do aparelho com profissionais que atuam no serviço de internet contratado anteriormente para que o procedimento seja feito com a devida segurança de informações.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e assistência técnica.

Autor:

P4 Telecom

COMPARTILHE O POST:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *